Protocolo com “Aprende na Floresta” – Forest School

No dia 30 de abril, o Colégio das Caldinhas e a APINA assinaram um protocolo com o projeto “Aprende na Floresta”. Esta iniciativa visa promover a metodologia Forest School em Portugal através de formação e tutoria de educadores e pessoas individuais.

O protocolo prevê a formação da Equipa de Educadoras e Assistentes Educativas da APINA, que começará a implementar a metodologia no quotidiano escolar. O “Aprende na Floresta” compromete-se a gerir a manutenção de parte do bosque do Colégio, criando três zonas distintas para atividades educacionais e recreativas. Em contrapartida, o Colégio das Caldinhas cede estes espaços do bosque para a realização destas atividades, internas e externas, assim como um sítio de armazém e ponto de água.

Além disso, educadores da APINA e do Colégio terão acesso a vagas gratuitas ou descontos em formações externas promovidas pelo projeto. A parceria visa não apenas o crescimento pedagógico, mas também a manutenção e melhoria do bosque, assim como um plano de reflorestação para aumento da sua biodiversidade, beneficiando alunos e Educadores de uma aprendizagem integral, em harmonia com a nossa Casa Comum.

P. António Valério, sj, em representação do Colégio das Caldinhas
Cidália Gonçalves, em representação do “Aprende na Floresta”
Andreia Quintela, em representação da Direção da APINA